Existe uma grande discussão no mercado sobre o retorno do Ibovespa contra o CDI. Com a alta dos juros e a queda da bolsa registrada nos últimos 12 meses esse assunto voltou ainda mais forte.
Afinal, por que o investidor irá tomar risco quando existe um juros tão alto?
A biografia sobre investimentos é majoritariamente americana: Charlie Munger, Benjamin Graham, Howard Marks, Warren Buffett, Ray Dalio entre outros; e a questão é que a realidade de juros dos Estados Unidos é totalmente diferente do Brasil.
O investidor americano não tem outra opção para retorno no longo prazo. Ele precisa investir em ações e isso justifica do que porque a grande maioria tem investimentos em bolsa. Já no Brasil, será mesmo que é preciso correr o risco?
Investir em bolsa de valores nada mais é que comprar empresas. Empresas existem no mundo real. Ainda no mundo real, uma empresa somente faz sentido se o retorno pagar CDI mais um prêmio de risco, do contrário, não haveria produção no país.
A nossa referência é o CDI, e para ganhar deste referencial existem algumas premissas possíveis:
- Através da Renda Fixa travando os vencimentos, perdendo liquidez.
- Através da Renda Variável, assumindo que você passará por um período perdendo do CDI;
- Não se ganha dinheiro vendendo na queda;
- Melhores oportunidades nas quedas acima de 30%;
No vídeo abaixo, explico mais sobre esse tema e apresento um exemplo de como uma carteira de investimentos funciona no longo prazo para que o retonor CDI seja superado.
Se você quer aprender mais sobre investimentos, recomendo o treinamento: O meu primeiro Investimento.