Nos próximos dias os brasileiros terão uma janela curta para aplicar os recursos do FGTS nas ações da Eletrobrás.
Hoje o FGTS renda 3% ao ano. Mesmo sendo positivo, acabamos perdendo valor pois a inflação é acumulada ao longo dos anos é bem maior.
Na próxima sexta 03/06 será possível investir até 50% do saldo do FGTS no Fundo Mútuo de Privatização da Eletrobrás. Você não comprará as ações diretamente. Investirá através de um fundo que também contém uma taxa de administração na média de 0,5% a.a. já descontada com retorno do ativo. Os dividendos serão pagos ao fundo que por sua vez irá reinvestir na Eletrobrás.
ATENÇÃO, são investimentos completamente diferentes.
FGTS é renda fixa
FMP é renda variável
No FGTS você tem garantido 3% ao ano, porém também sabe que esse valor está perdendo da inflação.
No FMP não existe garantia de retorno e inclusive você pode ter rentabilidades negativas, principalmente no curto prazo. Em contrapartida, você tem possibilidade de ganhos muito superiores a 3% no longo prazo. É isso que mostra o histórico dos últimos FMP da Vale e Petro em 20 anos.
Mesmo considerando que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura
Em 20 anos a aplicação no FGTS rentabilizou 136,09% enquanto a inflação acumulada foi de 252,13%.
Já o FMP da Petro teve retorno de 649,36% e o da Vale de 2.235,13%.
Mas e a Eletrobrás, é uma boa companhia?
Ela é a líder na geração e transmissão de energia elétrica no Brasil e maior companhia elétrica da américa latina. Porém, nada disso garante que o preço das ações irá subir. Se você quiser algum relatório mais detalhado da empresa, me chama no direct.
Dito isso, antes de investir você precisa.
- Consciência que pode ter períodos de rentabilidade negativa.
- Visão de longo prazo. Não pretender utilizar esse recurso nos próximos anos.
- Essa parcela de 50% do FGTS não deve ser um valor tão significativo quando comparado com o restante da sua carteira de investimentos.
- Tempo mínimo de 12 meses. Após esse período o dinheiro pode ser resgatado e irá voltar ao FGTS. Não há possibilidade de resgatar em conta corrente.
Após 6 meses de aplicação é possível probabilizar o dinheiro para um fundo mútuo de carteira livre, mais diversificado, que não contenha apenas uma única empresa.
Veja este artigo sobre Hedge no Mercado Futuro.